Você sabia que a Embraer está testando carros voadores?
EmbraerX é uma subsidiária da Embraer que está a frente do projeto de “carros voadores” da nova geração de produtos inovadores da empresa. Podemos dizer que a EmbraerX é a responsável pela inovação da empresa.
No evento de transportes aéreos promovido pela UBER que aconteceu esse ano, nos Estados Unidos, a Embraer apresentou atualização do modelo com planos de realizar os primeitos testes já em 2020 em Melbourne, na Austrália, e Dallas e Los Angeles, nos EUA. A cidade de São Paulo foi cogitada, porém os testes foram cancelados por aqui. Em janeiro o governador João Doria chegou até a receber a equipe do UBER para discutir algumas ideias. Lembrando que boa parte do processo de criação acontece aqui mesmo no Brasil. O desenvolvimento acontece em parceria com a UBER.

O uso comercial começa em 2023 (possivelmente nomeado Uber Air), então, a partir daí a expansão será natural para o resto do mundo. Tudo depende das leis locais e impostos cobrados. Espero não termos problemas aqui no Brasil. Já ficamos para trás em muitos aspectos envolvendo tecnologia e inovação. Bom, voltando, não é só a Embraer que tem dado atenção para este novo método de transporte. Existe um conceito que está sendo bem difundido e estudado por muitas empresas: eVTOL (Electric Vehicle Take-Off and Landing Project) (veículo elétrico para pouso e decolagem verticais). E se você quer saber, vai ouvir falar muito disso ainda, é tendência global.
A Embraer está com uma campanha para definir o primeiro nome comercial para o “veículo”, e está chamando a todos para participar, da mesma forma como aconteceu para o design do produto. Uma espécie de “inovação aberta”, onde todos participam do projeto, ou parte dele.

O valor do produto, métodos de vôos ou categorias de serviços que serão oferecidos ainda não foram divulgados, mas estamos próximos a saber, levando em consideração o prazo para início das atividades comerciais. O Brasil é foco, mesmo não fazendo parte dos testes iniciais, com certeza será um dos primeiros a implantar após o lançamento comercial, já que São Paulo é a cidade com o maior número de fluxo de motoristas UBER do planeta.
Você pode assistir ao vídeo institucional oficial abaixo:
Se interessou? Quer saber mais sobre o projeto? Acesse o site (em inglês) e acompanhe a evolução do carro voador, ou baixe o white paper de todo o conceito e funcionamento do produto. E se você estiver se perguntando sobre a venda de 80% da Embraer para a Boeing, a EmbraerX não está dentro do acordo, os estudos acontecem de forma independente.
Mas e aí? O que acha que vai acontecer em 2023? Será que realmente será lançado comercialmente?